Coleira ou Peitoral: Qual é a melhor opção?
Todo dog adora dar um rolé não é mesmo? Por isso, escolher entre coleira ou peitoral é uma dúvida que, certamente, já passou pela sua cabeça. Saiba então qual é a melhor opção.
Para começo de conversa, todo passeio com o dog, seja para as necessidades básicas, seja para aquela esticada nas patinhas, deve ser devidamente controlado pelos donos – a dúvida é: coleira ou peitoral: qual é a melhor opção?
Essa é uma questão básica e, como sabemos, desde os tempos dos avós a forma e a seriedade como se encara esse assunto mudaram muito (ainda bem!).
Afinal, você já deve ter ouvido falar daquela expressão que remete à antiguidade, facilidade e ingenuidade: “tal situação é da época em que se amarrava cachorro com linguiça”.
Como hoje existe muita maturidade e diversas opções para falar desse tipo de assunto, o Blog da Dog Wings traz aqui um guia com alguns pontos importantes que vão te ajudar a escolher a melhor opção entre coleira ou peitoral.
É obrigatório usar coleira?
Existem duas situações nessa pergunta, mas a resposta é “Sim” para ambas. Tem a questão da segurança, controle, bem-estar do animal e das pessoas ao redor, que fazem do uso da coleira ou peitoral um item indispensável.
Há, também, a questão legal. Municípios ao redor do mundo buscam normatizar a questão e, pegando o exemplo da cidade de São Paulo, há legislação sobre o assunto.
Desde 2001, a lei número 13.131 obriga todo animal a usar coleira e guia durante passeios. No âmbito estadual, a lei número 11.531 prevê uso de focinheira para determinadas raças (caso do pitbull, rottweiler etc).
Coleira ou peitoral
Na hora da escolha, é fundamental entender as diferenças e o que proporciona cada um dos itens para cuidar do seu dog – afinal, ele tem que estar bem amparado na hora do dia que eles mais gostam, não é mesmo?
Existem as diferenças básicas sobre cada modelo e, a partir daí, as possíveis vantagens e desvantagens de cada opção.
Sobre as definições:
Vantagens e desvantagens da coleira
Como vantagem, na hora de escolher entre coleira ou peitoral, a primeira opção tem uma questão de facilidade pela simplicidade dos seus mecanismos básicos.
Isso facilita a vida do dog e dos donos – em especial quando estamos falando de um doguinho mais, digamos, “agitado” ou, então, gigante!
Outra questão importante é a de padrão de identificação. Muitos donos de animais, adestradores e tutores já se acostumaram a utilizar as coleiras como um local ideal para os dados do cachorro – muito útil quando os espertinhos escapam.
Como desvantagem do uso desse tipo de item, está o cuidado na hora de instalar o acessório, que deve apresentar o espaço suficiente para não machucar ou pressionar em excesso o pescoço.
Outro alerta é que a coleira deve ser utilizada, apenas, durante o passeio. Em outras palavras, é fundamental ter uma pessoa por perto para que, sozinho, o animal não se machuque ou se asfixiar com o material.
Vantagens e desvantagens da peitoral
No caso da coleira do tipo peitoral, a grande vantagem que costuma ser relacionada ao seu uso é a de proporcionar conforto e não pressionar em excesso o pescoço – além de evitar enforcamentos.
Para algumas raças, inclusive, diante da composição da estrutura do dog, a peitoral é a mais indicada, para evitar ferimentos.
Como desvantagem, estão a falta de possibilidade de identificação do pet e a instalação do item, que não costuma ser tão rápida e facilitada quanto a coleira – principalmente para cachorros maiores e mais agitados.
Afinal, coleira ou peitoral?
Bom, agora que você já sabe quais as características de cada item, fica uma resposta que atende a todos os públicos. Ah! E se estiver na dúvida do tamanho, dá uma olhada nesse post que explicamos como saber qual o tamanho certo de roupas e coleiras!
Não importa se é coleira ou peitoral, a Dog Wings oferece os produtos mais style que você vai encontrar por aí! Clique aqui, escolha a sua, e corre para levar seu dog para dar uma voltinha!